top of page

Perfil - Helio Ferreira Filho

  • Luis Felipe
  • 22 de jul. de 2017
  • 3 min de leitura

Para o futebol não tem idade, distância e tamanho. O esporte bretão é democrático. Alimenta sonhos e é recompensado com belas jogadas, dribles e muitos gols. O Helio Ferreira Filho, 14 anos, filho do Helio Couto, é um exemplo disso. Da brincadeira com os irmãos no campo na frente de casa, em Sapopema (PR), até os campos da base do São Paulo. O futebol bonito do menino atravessa fronteiras, cria belas recordações e conquistas.

Foto: Helinho nos Jogos Escolares 2017, em Telêmaco Borba. Disputou nas modalidades de Futsal e Tênis de Mesa (Categoria B). Créditos: Luis Felipe Sanzovo


Começo


O primeiro contato do Helio com o futebol foi quando era criança, o esporte ainda era uma brincadeira entre os irmãos, no campo perto de casa. "O Helinho desde pequeno gostava de jogar futebol. A gente morava no interior, tinha um campo na frente de casa e ali ele praticava com os irmãos dele", conta Helio Couto, 40 anos, pai do Helinho.


Logo, a brincadeira virou um sonho e com isso vieram as escolinhas e campeonatos de futebol. Junto o apoio da família. "A família inteira me incentiva. Pai, mãe, tio, tia, o vô, padrinho e amigos que nos ajudam", conta Helinho.


Pelo sonho do filho, o pai não mede esforços. "Sempre acompanho ele. As vezes ele disputa campeonatos em outras cidades. Estou sempre levando ele para as competições. A mãe, Patricia de Souza, também, acompanha e incentiva sempre. A gente, enquanto família, faz o máximo possível para poder garantir as condições, para que ele conquiste o sonho dele", Helio, sobre o papel da família.

Foto: Pai e filho. Créditos: Luis Felipe Sanzovo

Carreira

O apoio deu resultado e o Helinho coleciona momentos marcantes no futebol, o pai tem um preferido. "Foi quando ele esteve no São Paulo Futebol Clube. Ele fez a peneira em Londrina (PR), cerca de 300 meninos participaram dessa peneira e o Helinho e um outro menino foram aprovados. Ficou dois anos lá no CT do São Paulo, em Cotia (SP), fazendo o monitoramento", lembra Helio.


Helinho no campo joga como meia-esquerda e no salão como ala esquerdo. Ele relembrou alguns jogos marcantes da carreira dele. "Um dos momentos marcantes foi quando a gente passou para a fase final do Paranaense, no Futsal. A final do Campeonato Maringá, a gente empatou o jogo, mas foi campeão. E os Jogos Escolares ano passado, partidas pegadas e que a gente dava o sangue para ser campeão", relata Helinho

Foto: Lembranças da carreira do Helinho. Créditos: Acervo Familiar. Edição: Luis Felipe Sanzovo


Relembrou também dos clubes em que jogou e experiências no futebol. "Joguei o Paranaense de Futsal, por Telêmaco Borba. Fiquei dois anos no São Paulo Futebol Clube. Fiz peneira no Paraná Clube e no PSTC. Joguei no time do Postemar, pela Escolinha do Atlético Paranaense e pelo Colégio Estadual de Sapopema", conta.


E das conquistas. "Tenho medalhas de atletismo, mas mais de Futsal. O quarto lugar do Paranaense de Futsal, jogando por Telêmaco. O primeiro lugar da Copa Paraná (Maringá). O quarto lugar da Copa Furacão e o primeiro lugar dos Jogos Escolares, em Telêmaco Borba", Helinho.

Foto: Helinho e algumas das conquistas. Créditos: Acervo Familiar. Edição: Luis Felipe Sanzovo


Conquistas e experiências que ajudam o Helinho a driblar o seu maior obstáculo no futebol. "No começo e agora, a maior dificuldade para mim é o tamanho. Na minha idade as pessoas já estão com uma estatura e eu ainda não", relata.


Outro que pode dar uma ajudinha nisso é um dos ídolos do Helinho. Um certo baixinho habilidoso, que enfrentou esse mesmo problema e hoje tem o nome marcado na história do futebol. "Meus ídolos são o Messi, o Neymar e um de uma posição diferente da minha: o Rogério Ceni", diz.

Vídeo: Momentos, dribles e gols do Helinho. Créditos: Acervo Familiar. Edição: Luis Felipe Sanzovo


O futebol e a característica de criar belas histórias. O Helinho mostrou que tamanho não é documento quando se tem determinação. Um toque de talento para dar o acabamento. A receita para realizar o sonho de ser jogador de futebol!!







Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 por Futebol em Família. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page